2) ATIVIDADE FORMATIVA
Assumimos entusiasticamente as nossas responsabilidades na formação reumatológica de Médicos de diferentes especialidades em Reumatologia, com vista à melhoria dos cuidados prestados ao doente reumático.
A) Formação Pré-Graduada
O curriculum de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra integra, desde 1995, uma unidade curricular obrigatória dedicada à Reumatologia, com uma carga horária e um peso curricular semelhante aos das grandes especialidades clássicas: Curso semestral de 68 horas (17 teóricas e 51 práticas). Dispõe de um corpo docente composto pelo Regente (Prof. José António P. Da Silva) e cinco assistentes: Dr. Jorge Silva, Dr. Luís Sousa Inês, Dr.ª Maria João Salvador, Dr.ª Cátia Duarte e Dr.ª Margarida Coutinho.
Esta unidade curricular adota uma abordagem pragmática focada na aquisição de competências no diagnóstico e tratamento de doenças reumáticas comuns, guiado por uma ferramenta de aprendizagem desenvolvida na (CURE): Reumatologia Prática (ref: www.reumatologiapratica.com).
B) Formação de Especialistas de Reumatologia
A (CURE) orgulha-se da sua produtividade e excelência na preparação de especialistas de Reumatologia, atividade que vem desenvolvendo desde 1997.
Dela resultou já a especialização em Reumatologia de 20 Médicos (ref.: Maio 2014), muito dos quais permitiram estender os cuidados especializados de Reumatologia a toda a zona Centro do País: os Hospitais de Aveiro, Viseu, Guarda, Covilhã, Castelo Branco e Tomar dispõem de Médicos reumatologistas formados na (CURE). Outros levam o que connosco aprenderam ao benefício de doentes reumáticos de Lisboa, Galiza e Brasil.
A (CURE) dá atualmente treino de Especialização em Reumatologia a 10 Médicos (Ref. Maio 2014), no que considera ser uma das suas atividades mais valiosas e nobres em prol da Sociedade que serve.
C) Formação em Reumatologia de outros Especialistas
Na (CURE) entendemos que o “serviço” de Reumatologia não se limita ao espaço físico do Hospital, antes se estendendo a toda a nossa área de referenciação. Queremos com isto dizer que assumimos uma quota-parte de responsabilidade na formação de outros especialistas, de forma a promover a melhoria dos cuidados prestados ao doente reumático em todos os contextos clínicos relevantes.
Orgulhamo-nos, por isso, de merecer frequentemente a preferência de muitos Médicos Internos de outras especialidades que estagiam connosco, de modo a complementarem a sua formação nesta importante área de Saúde. Destaca-se a Medicina Geral e Familiar, mas também a Medicina Física e Reabilitação e a Neurologia.
D) Formação Médica Contínua
Os elementos da (CURE) participam regularmente como preletores e como audiência numa multiplicidade de reuniões Médicas de atualização e disseminação de conhecimentos e práticas pertinentes às doenças Reumáticas.
Merecem destaque de entre as reuniões regulares com que colaboramos mais assiduamente:
- Congresso Nacional de Reumatologia
- Simpósio da Sociedade Portuguesa de Reumatologia
- Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar
- Jornadas do Instituto Português de Reumatologia
- Congresso Português de Osteoporose
- Congresso Europeu de Reumatologia
- Congresso Brasileiro de Reumatologia
- Congresso Mundial de Lupus Eritematoso Sistémico
- Congresso Mundial de Esclerose Sistémica Progressiva
- Curso Pós-graduado da EULAR
- Curso Online da EULAR em Doenças Reumáticas
A (CURE) orgulha-se ainda de ser responsável pela organização anual do
CURSO DE REUMATOLOGIA – CIÊNCIA NA PRÁTICA que teve a sua primeira edição em 1979.
Este curso, decididamente focado nas necessidades do doente reumático que visita o seu Médico de Família, reúne anualmente mais de 400 profissionais Médicos de todo o país que aqui partilham experiência e conhecimento em prol dos seus doentes.