ARTRITE REUMATOIDE...O que sabemos!
- A Artrite reumatoide é uma doença autoimune crónica que afeta aproximadamente 0.5% a 1% da população mundial. Em Portugal, estima-se que afete 0.7% da população adulta.
- Pode surgir em qualquer pessoa, independentemente da idade, mas é mais comum em mulheres (3 a 4 vezes mais do que em homens) e tem início mais frequente entre os 30 e os 50 anos.
- A causa exata não é conhecida, mas fatores genéticos, ambientais (como tabagismo) e hormonais podem desempenhar um papel importante no seu desenvolvimento.
- Caracteriza-se por inflamação das articulações, sobretudo mãos e pés, causando dor, inchaço e rigidez (prisão) prolongada. São também frequentes queixas de fadiga, perturbação do sono, ansiedade e depressão.
- Outros órgãos como a pele, os pulmões ou o coração podem ser afetados. Com o tempo, na ausência de tratamento adequado, pode levar a deformação das articulações e incapacidade.
- Tem um grande impacto na vida das pessoas, com limitação na realização das suas atividades de vida diária pessoais, profissionais, sociais e familiares.
- O diagnóstico precoce e a instituição de tratamentos eficazes são fundamentais para controlar a inflamação e reduzir o impacto da doença.

O Serviço de Reumatologia da ULS de Coimbra segue atualmente mais de 1500 doentes com Artrite Reumatoide, assumindo a missão de contribuir para o bem-estar e felicidade destes doentes através da prestação de cuidados de excelência, do ponto de vista técnico e humano. Orgulha-se de, em parceria com a Clínica Universitária de Reumatologia da Faculdade de Medicina, contribuir para a formação, nestas matérias e princípios, de cerca 400 novos médicos e dezenas de especialistas em diversas áreas a cada ano e ainda de contribuir com novo conhecimento científico centrado na experiência da pessoa doente.